segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Selo de Qualidade ”Ospitalità Italiana”


SELO OSPITALITÀ ITALIANA

APONTA OS MELHORES

E MAIS FIÉIS REPRESENTANTES

DA GASTRONOMIA ITALIANA NO MUNDO

Um selo de qualidade para Restaurantes Italianos no Mundo. É com esta ideia que nasce o projeto "Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo" organizado pela Unioncamere (União das Câmaras de Comércio na Itália), possui suporte operativo do Isnart (Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas) e colaboração da rede das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior.
Para obter a certificação de qualidade, os restaurantes italianos no exterior devem responder aos 10 requisitos estabelecidos pela Unioncamere:
1. Hospitalidade - No restaurante deve haver ao menos uma pessoa que saiba se relacionar com o público em língua italiana.
2. Identidade - O ambiente deve conter um ou mais elementos de identidade italiana.
3. Menu na língua pátria - O menu deve ser escrito também em italiano.
4. Pratos - O menu deve conter pelo menos 50% dos pratos e receitas da tradição italiana.
5. Receitas - Pelo menos cinco receitas devem ser da tradição italiana e ter indicação da região de onde provêm os ingredientes/produtos.
6. Vinhos - Ao menos 30% da carta de vinhos devem ter origem comprovadamente italiana.
7. Azeite extravirgem - Deve ser comprovadamente italiano DOC.
8. Chef - Deve ter certificado de gastronomia, ou pelo menos seis meses de experiência em restaurantes típicos na Itália ou 3 anos de experiência em cozinha italiana no exterior.
9. Compromisso com a valorização da cultura - Declaração de comprometimento em difundir e valorizar a cultura italiana.
10. Ingredientes – Os principais produtos utilizados no restaurante são fotografados e as imagens são enviadas para a Itália, onde um comitê de críticos e enólogos avalia se está tudo de acordo com a tradição.

A Delegacia para o Distrito Federal da ITALCAM lançará para os restaurantes desta região, na terça-feira 13 de setembro as 17h no Curso Parlando Italiano/Escola de Gastronomia de Brasília (CLS 201 – Bloco B – Loja 9 – Asa Sul - Brasilia) o Selo de Qualidade ”Ospitalità Italiana”, que reconhece restaurantes que seguem a qualidade e tradição italiana.
Em 2010, a ITALCAM de São Paulo, em conformidade com o Comitê de Avaliação presídio pela UNIONCAMERE (União das Câmaras de Comércio na Itália), certificou 30 restaurantes, após serem aprovados em avaliação de dez requisitos, como: valorização da cultura, proposta gastronômica, identidade, produtos DOC, tradição, entre outros.
Os restaurantes, que desejam este “selo de qualidade”, deverão preencher uma ficha de adesão para participar da avaliação que será coordenada pela ITALCAM, responsável por fazer o levantamento de todos os restaurantes da região que estarão aptos a concorrer ao certificado. O processo de avaliação para obter o certificado iniciará em Setembro e acontecerá da seguinte forma: representantes da ITALCAM farão visitas técnicas aos restaurantes inscritos e confirmarão a existência das 10 regras de hospitalidade italiana necessárias para o recebimento do certificado. Em seguida, toda a documentação colhida será enviada ao Comitê de Avaliação na Itália que concederá a certificação.
Para a promoção do certificado, a ITALCAM ativou um Desk informativo inteiramente dedicado para esta iniciativa. O "Infodesk Ospitalità Italiana" é um centro de informações direcionado aos consumidores, para educar sobre temas referentes à falsificação e autenticidade dos produtos típicos italianos, sendo um centro de informações especializado na difusão da cultura gastronômica italiana e de suporte para atender às dificuldades encontradas pelos restaurantes locais. O "Infodesk Ospitalità Italiana" escontra-se entre os banners da página principal no site da ITALCAM, www.italcam.com.br acesse!!!

Antonello Monardo
Delegado para Brasilia e Distrito Federal da Italcam