quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Público lota 1º dia do Neumarkt Gourmet em Blumenau


Quem passou pela Praça de Eventos do Shopping Neumarkt na tarde de hoje se deliciou com o festival de aromas da cozinha do 3º Neumarkt Gourmet, evento gastronômico que reúne, até quinta-feira, nomes consagrados da alta gastronomia nacional e internacional, em Blumenau. E predominou o perfume das iguarias preparadas com frutos do mar.

A abertura do evento, às 14h, ficou por conta do jovem chef, José Barattino, comandante do restaurante Emiliano, de São Paulo, há cinco anos. Descontraído, Barattino apresentou um menu completo que incluiu uma “Salada Amalfitana com Laranja e Camarões”, com entrada, um “Congrio de em crosta de pimenta de cheiro, tomates e abobrinhas caipiras refogadas” e um “Creme leve de chocolate branco com crocante e calda de morangos”. As dicas especiais para o preparo dos pratos, em casa, foram os pontos fortes da apresentação do chef, que busca a expressão máxima dos ingredientes em sua cozinha. “Baseio minhas receitas na qualidade de cada ingrediente”, explicou Barattino.
O chef ainda ressaltou a importância do evento para a cidade de Blumenau. "É muito impressionante como o evento movimenta a cidade. Além disso, vejo muito estudantes de Gastronomia aqui e isso conta muito para o futuro profissional deles", declarou.

Na sequencia, o público conferiu as especialidades da cozinha oriental do chef Tsuyoshi Murakami, do restaurante Kinoshita, também de São Paulo. O japonês de sotaque carioca apresentou aos participantes receitas baseadas nos 5 elementos da culinária Kappo, essência da cozinha do Kinoshita.

Cuidadoso na estética dos pratos, Murakami apresentou um “Sunomono de Lichia”, receita que mescla o doce da fruta com o crocante do pepino, finalizado com um tradicional molho “Ponzu”, à base de limão, laranja e molho de soja. O Ebi Fry”, receita com camarão empanado como ingrediente principal foi um dos destaques da aula de Murakami, que ainda presenteou o público com uma interpretação emocionante de “Guten abend, gute nacht!” – “Bom anoitecer, boa noite”, em português – antiga e conhecida canção de ninar germânica. Um show a parte, segundo o público presente.

Un corto, per favore!

O encerramento do primeiro dia da programação do Neumarkt Gourmet não poderia terminar de outra forma que não pelo delicioso aroma da mais brasileira das bebidas no ar. Com um curso dinâmico de café, o barista Antonello Monardo, italiano radicado no Brasil e exímio conhecedor do grão, ensinou delícias como o “Cappuccino Italiano”, o “Latte Machiato” e o “Ice Coffe”, entre outros preparos. E frisou: “A qualidade do preparo está diretamente ligada à qualidade do produto. É preciso um bom café para se apreciar uma boa bebida, seja qual for a forma de preparo”.

A apresentação de Monardo foi precedida pelo lançamento do livro “Louco por café, Antonello Monardo”, escrito por Leandro Fortes e que conta parte da trajetória desse calabrês que se tornou sinônimo de café de qualidade no País.

Cerca de 400 pessoas acompanharam o primeiro dia do evento. A programação segue com as apresentações de Erick Jaquin, Edinho Engel e Ana Toscano, nesta terça-feira; Suzana Wascheck, Thomas Troisgros e Fabrice Lenud, no dia 18; e Dominique Guerin, José Vaz, João Leme e Adriane Heidrich, na quinta-feira, 19. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, antes das apresentações, se houver disponibilidade de vagas. Mais informações pelo telefone 47 8807 0391.

mais noticias: