sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Banquete na selva para Adrià

Brasília, sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Por Liana Sabo


Não é novidade que o espanhol Ferran Adrià (foto), em sua próxima visita ao Brasil (ele já esteve aqui há 10 anos), prevista para este domingo, pediu para conhecer a culinária da Amazônia, que utiliza ingredientes sobre os quais ele muito ouviu falar e cujos sabores ele está ansioso para sentir. O que pouca gente sabe, porém, é que quem vai apresentar o megachef catalão ao surpreendente reino da gastronomia da selva é nada mais nada menos do que o modesto chef brasiliense Francisco Ansiliero. Auxiliado pelo amigo, gourmet e biólogo Marco Veronese, que se considera “fiel paneleiro”— cozinheiro não tem escudos e sim panelas, justifica — Ansiliero será o responsável pelas refeições que o maior cozinheiro do mundo fará durante quatro dias, de 9 a 13 de novembro, na Ilha de Mexiana, paraíso ecológico de 100 mil hectares localizado na foz do Rio Amazonas, entre o Pará e o Amapá.

O convite partiu do empresário amazonense José Rebelo, cuja família é proprietária da ilha, onde mantém, além de um hotel no estilo marajoara (Marajó Park Resort), criatórios naturais de vários produtos locais – especialmente o pirarucu que Francisco Ansileiro importa para seus restaurantes em Brasília –, além de prestar in loco consultoria ao projeto de manejo sustentável. Lá, também há jacaré, tartaruga, capivara, pato e outros animais exóticos — todos eles com o certificado legal (selo verde), que atesta serem criados em ambiente rigorosamente sustentável e ecologicamente correto. Por tudo isto, nada mais natural, considerou o anfitrião, que convocar o chef-consultor brasiliense para elaborar toda a comida que será oferecida ao grupo gastronômico. Dele farão parte Ferran e sua mulher, o chef basco Juan Mari Arzak, proprietário de restaurante homônimo em San Sebastián, norte da Espanha, e o chef paulista Alex Atala e a mulher, Márcia Lagos. No cardápio, o genial catalão e o não menos importante chef basco, ao invés de espumas e desconstruções moleculares, vão saborear pato ao tucupi, sete preparações diferentes de tartaruga, capivara assada, moqueca de jacaré, pirarucu na brasa, além de doces, frutas, temperos e bebidas típicas. Nos intervalos dessa festança, Adrià revelou que pretende pescar.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LENINHA CAMARGO NA CALÁBRIA

VENCEDORA DO
I° CONCURSO INTERNACIONAL
“SINTONIAS”
As melhores harmonizações gastronômicas com o azeite extra-virgem promovido por:
  • Ministério Italiano das Políticas Agrícolas e Florestais
  • Ministério Italiano do Comércio Internacional
  • I.C.E. Instituto do Comércio Exterior da Itália,
  • Buonitalia
  • Região Lombardia
  • Região Piemonte
  • ASA Associazione Stampa Agroalimentare
  • Consulados Gerais italianos na Alemanha
  • Brasil
  • Canadá
  • China
  • Coréia do Sul
  • Grã Bretanha
  • Japão
  • USA
  • ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners
  • com a colaboração da Corporação dos Mestres Oleários – ONLUS

No concurso internacional “Sintonias”, realizado em 13 paises, quem representará o Brasil, será a Chef Leninha Camargo do Grand Buffet de Brasilia. Após passar por criteriosa seleção e ficar entre os 5 finalistas do Brasil, a chef disputou ontem 29/10 na faculdade de gastronomia do senac de santo amaro a etapa final juntamente com mais 4 chefes de renome e abocanhou o premio com nota máxima em todos os quesitos. No dia 11 a chef embarca para Italia onde disputará o trofeu internacional com outros 12 chefes vencedores de cada pais.

O Concurso objetivava, ressaltar a importância da escolha não só de um azeite extra-virgem de grande qualidade, mas daquele que melhor se harmoniza com cada preparação.

Cada chef realizou receitas de sua criação, encaixando em uma das 5 categorias indicadas pelos organizadores: carnes, pescados, cereais, legumes/verduras e sobremesas, harmonizando o azeite extra-virgem considerado mais adequado.

O resultado esperado pelo concurso, era a preparação que melhor harmonizasse um azeite de determinadas características com a própria receita.

Numa composição unica de cores, texturas e aromas utilizando como base cereais, a Chef conseguiu atingir a pontuação máxima em todos os quesitos de equilíbrio: gusto-olfativo, harmonização e apresentação impecavel.

Sua receita era composta de um mix de grãos integrais (arroz selvagem, arroz negro, trigo, cevadinha, triticale e nozes) combinados com lascas de bacalhau cozidas em baixa temperatura em azeite extra virgem, montado de forma impecavel e finalizado com crisps de escarola, pipocas de arroz selvagem, flor de sal e um toque sutil da pimenta fagara.

Dentre os jurados, o Chef Carlos Bertolazzi declarou que quando o prato entrou na sala, exalou um aroma indescritivel pelo ambiente. Já o também jurado, o chef Marcelo Pinheiro do Intercontinental, especialista em concursos e também diretor da ABAGA (associação brasileira da alta gastronomia), declarou que a chef atingira o inesperado, pois era visivel a valorização do azeite em seu trabalho, um mix de aromas, sabores e texturas em perfeita harmonia.

O corpo de jurados, além de muitos outros, contou ainda com a presença do critico gastronomico, somellier e maior especialista e consultor na area de chaturos Cesar Adames que rasgou elogios à chef e que a acompanhará na Italia cobrindo todo o evento.

Os vencedores de cada pais terão a receita com fotos publicadas num volume especial onde serão apresentados também os azeites que participaram do Concurso.
Desejamos muito sucesso a ela, que já toca com maestria seu buffet na capital federal.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Revista Electra - edição n°33

coluna Sabor: "Não precisa tomar café"
por Antonello Monardo


Café & Conteúdo do Correio Braziliense

Ação de vendas de assinatura do jornal e relacionamento com assinantes usando o conceito de que o Correio Braziliense agrega conteúdo à sua vida. Coordenada pela Agência "Sete Graal Nossa Agência" a primeira ação, foi sábado 25 de outubro de 2008 em Águas Claras (DF).

O tema escolhido é café, além de saborear as diferentes variedades de café, os convidados participarão de um bate-papo com o Antonello Monardo sobre café e suas características, tipo de torrefação, temperatura ideal, pressão, etc.




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

VI Fest Tortas

O Sonhar Acordado promove o Fest Tortas para arrecadar fundos destinados a desenvolver projetos que contribuem para o futuro e o presente de centenas de crianças. A missão é formar, educar e ajudar a infância carente por meio de atividades sociais, culturais, desportivas e recreativas, desenvolvendo valores humanos universais. O trabalho é realizado por jovens voluntários que se dedicam a fazer dos sonhos realidade todo mês em diversas creches e hospitais. Além, de duas grandes festas durante o ano.
O festival de tortas é uma possibilidade de toda comunidade participar do projeto. As tortas são deliciosas, doces e salgadas e doadas pelos voluntários e amigos do Sonhar.
Contamos com sua presença para que essa festa seja mais um sucesso. A comida e bebida não alcoólica estão incluídas no ingresso que custa vinte reais. Haverá ainda um show com a banda brasiliense Forró Lunar. VAMOS TODOS SONHAR ACORDADO!
O Fest Tortas é patrocinado pelo Marina Hall e pela Unieuro.
  • Data: 26/10/2008
  • Local: Marina Hall
  • Horário: 18:00 as 22:00
  • Ingressos: R$ 20,00
  • Pontos de venda: Subway Deck Norte, Subway Deck Brasil, Subway Gilberto Salomão, BR Mania do posto da 311 norte
  • Informações: Fabiano 9303-4888

sábado, 18 de outubro de 2008

VIII Semana da Língua Italiana no Mundo

Tema: O Italiano na Praça.

UNB: 20, 22, 23 e 24 de outubro de 2008

Segunda-feira 20 de outubro - Local: Auditório da Reitoria
  • 11h00 Abertura da Semana da Língua Italiana
  • 11h30 Palestra: “Dialoghi in città: dall’Agorà antica all’utopia moderna”.
    Prof. Gabriele Cornelli do Departamento de Filosofia- UnB
  • 12h15 Palestra: “Storia e tradizione della piazza italiana”.
    Profa. Lisa Minari Hargreaves do Istituto de Artes – UnB

Quarta-feira 22 de outubro - Local: Dois Candangos Faculdade de Educação

  • 11h00 Palestra: “La piazza nel teatro italiano”.
    Prof. Gabriele Martinelli, Diretor Escolar da Embaixada da Itália
  • 12h00 “La poesia della piazza...la piazza in poesia”.
    Leitura de poemas italianos dedicados ao tema da praça, com a participação dos estudantes do curso de língua italiana da UnB
  • 12h30 Palestra: “La piazza in parole”.
    Profa. Anna Paola Sebastio, Leitora de Italiano – LET - UnB

Quinta-feira 23 de outubro – Local: Auditório da Reitoria

  • 11h00 Palestra: “Origine ed evoluzione delle piazze fiorentine”.
    Roberto Bianchi, Coordenador Geral Cooperação Italiana
  • 12h00 Palestra:“Piazze storiche di Napoli: Piazza del Plebiscito e Piazza Mercato”. - Pasquale Matafora, Asesor do Departamento Consular
    Renato Peres, Adido Civil da Embaixada da Itália
  • 13h00 Projeção do documentário: “Siena in piazza”

Sexta-feira 24 de outubro – Local: Anfiteatro 9 – ICC – UnB 14h00

  • Projeção do filme de Agostino Ferrente: L’ORCHESTRA DI PIAZZA VITTORIO (Versão italiana com legendas em italiano) - Apresentação a cargo do jornalista e critico cinematográfico Claudio Valentinetti

    Todas as palestras serão ministradas em língua italiana.

domingo, 12 de outubro de 2008

Empresa de Brasília participa ao concurso internacional “International Coffee Tasting 2008”

Empresa de Brasília participa ao concurso internacional “International Coffee Tasting 2008” que acontece na Itália organizado pelo Instituto Internacional Assaggiatori Caffé (IIAC) e o Centro Studi Assaggiatori (CSA).
A Antonello Monardo Caffé Espresso que já recebeu pontuação 86 na “qualidade global – Gourmet” pelo SindiCafé do estado de Minas Gerais, participa com dois cafés: na categoria espresso com o Café Gourmet Sul de Minas e na categoria Moka (cafeteira italiana) com o Café Gourmet Cerrado Mineiro.
Com este concurso a International Coffee Tasting se propugne:
  • de criar uma competição entre café em todo o mundo para destacar o nível hedonista oferecido pelo produto proveniente de áreas particularmente adaptada, cultivada com cuidado, trabalhado com habilidade, habilmente selecionados, torrados com sabedoria e, no caso, misturado com arte cuidadosa;
  • destacar a produção de honra indicando aos consumidores os melhores produtos no mercado;
  • para incentivar os produtores a prosseguir a qualidade na exceção mais moderna: a satisfação do consumidor.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dia das Crianças - Cantina Positiva na Vida Positiva

Vamos festejar o Dia das Crianças no dia 11 de Outubro.
Almoço, refrigerante, sobremesa, café e presente
por apenas R$ 30,00 (trinta reais).
Participe. Vendas pelos telefones: 30 34 00 40 - 30 34 09 47.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Café Gourmet Antonello Monardo na ZINI de São Paulo


Almoço de confraternização na Lasanharia e Loja de Fábrica Zini, em comemoração ao início da parceria, pela qual a Zini passa a oferecer aos seus clientes a possibilidade de degustar e adquirir os vários tipos de Cafés Gourmet Antonello Monardo.
Enrico Vezzani, proprietário da Zini, junto a Antonello Monardo e Virginio Mantesso, conduz a Vespa, simbolo da italianidade como os seus produtos, e o modo italiano de tomar o melhor café brasiliero
Os cafés Gourmet Antonello Monardo serão expostos na Loja de Fábrica da Zini, ao lado dos seus prestigiosos produtos.
Rua Francisco Rodrigues Nunes, 131
Bairro do Limão - São Paulo - SP
(11) 3931.7993

Palestra Barista na GLOSH de São Paulo

Na quinta-feira 2 de outubro na matriz GLOSH na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 837 - Jardim Paulistano em São Paulo, um grupo de clientes e amigos aproveitaram a noite agradável para saber mais sobre os cafés de qualidade e conhecer e degustar algumas receitas de cafés, com uma palestra ministrada por Antonello Monardo.
O André Crescione, proprietário da marca, deu a boa notícia de que a partir de agora os paulistanos poderão adquirir os Cafés Gourmet Antonello Monardo, na loja.



quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Palestra "CAFÉ E ITALIANIDADE" na Uniitalo - São Paulo

prof. Roberto Dias e Antonello Monardo
Todos sabemos que quando se fala em café, dois países vêm logo à mente: o Brasil, onde se colhe o melhor café do mundo, e a Itália, que é o centro mundial de especialistas no preparo dessa excepcional bebida. Daí nasceu a idéia de apresentar e divulgar essa combinação de sucesso, através da palestra
“CAFÉ:
HISTÓRIA, IMIGRAÇÃO,
VALORIZAÇÃO ATUAL, OPORTUNIDADES COMERCIAIS

UNIÍTALO

Campus Santo Amaro - João Dias

Av. João Dias, 2046 - Sto. Amaro - SP

Antonello Monardo e Virginio Mantesso Neto


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Jornal de Santa Catarina - 4ª Jornada de Gastronomia

ObjetivoProporcionar o encontro de interessados e praticantes da gastronomia com Chefs de renome internacional.
Chefs Convidados
  • Antonello Monardo = Caffé Antonello Monardo - Distrito Federal
  • Fabrice Lenud = Pâtisserie Douce France - São Paulo
  • Andrew Scott Bushee = Senac - Água de São Pedro - São Paulo
  • João Leme = Bistrô La Table - Balneário Camboriú
  • Roland Villard = Le Pré Catalan - Rio de Janeiro
  • Mauro Cingolani = ICIF - Rio Grande do Sul