sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Palestras sobre o Café e Imigração em São Paulo

Grande sucesso em São Paulo das palestras:
“CAFÉ: HISTÓRIA, IMIGRAÇÃO,
VALORIZAÇÃO ATUAL, OPORTUNIDADES COMERCIAIS”


Durante cerca de 3 horas, Antonello Monardo, italiano radicado no Brasil, um verdadeiro mestre em café, professor de cursos de barista, e Virginio Mantesso Neto, ítalo-brasileiro, pesquisador da imigração italiana, falaram dessa bebida mágica.


A palestra se dividiu em dois grandes temas. Inicialmente, foi apresentada a parte histórica, desde a origem do café, sua vinda para o Brasil, sua relação com os imigrantes (particularmente os italianos), e o desenvolvimento de sua lavoura até tornar-se, pela exportação, o nosso maior gerador de riquezas. Em seguida, se falou do café como produto gastronômico: o que caracteriza e como se obtém o café de alta qualidade, quais as diversas maneiras de prepará-lo, quais as novidades recentes, quais as oportunidades comerciais que ele apresenta.


As primeira aconteceu em São Paulo, no dia 4 de setembro na UniÍtalo (www.uniitalo.net) com a presença de mais de 200 participantes. A segunda em Jundiaí (SP), na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, no sábado 6 de setembro, (fotos) com 85 participantes. Esta fazenda tem 200 anos de história, foi grande produtora de café no século XIX e início do século XX, e hoje produz café orgânico artesanal e é aberta ao turismo histórico-cultural (www.fnsc.com.br).


Devido ao grande sucesso e interesse, são previstas, sempre em São Paulo outras palestras na primeira semana de outubro e depois em varias cidades do Brasil.