domingo, 10 de agosto de 2008

PALESTRA: “CAFÉ: HISTÓRIA, IMIGRAÇÃO, VALORIZAÇÃO ATUAL, OPORTUNIDADES COMERCIAIS”

CAFÉ E ITALIANIDADE
Todos sabemos que quando se fala em café, dois países vêm logo à mente: o Brasil, onde se colhe o melhor café do mundo, e a Itália, que é o centro mundial de especialistas no preparo dessa excepcional bebida. Daí nasceu a idéia de apresentar e divulgar essa combinação de sucesso, através da palestra
“CAFÉ: HISTÓRIA, IMIGRAÇÃO,
VALORIZAÇÃO ATUAL, OPORTUNIDADES COMERCIAIS”
Durante cerca de 3 horas, Antonello Monardo, italiano radicado no Brasil, um verdadeiro mestre em café, professor de cursos de barista, e Virginio Mantesso Neto, ítalo-brasileiro, pesquisador da imigração italiana, falarão dessa bebida mágica.

A palestra é dividida em dois grandes temas. Inicialmente, é apresentada a parte histórica, desde a origem do café, sua vinda para o Brasil, sua relação com os imigrantes (particularmente os italianos), e o desenvolvimento de sua lavoura até tornar-se, pela exportação, o nosso maior gerador de riquezas. Em seguida, fala-se do café como produto gastronômico: o que caracteriza e como se obtém o café de alta qualidade, quais as diversas maneiras de prepará-lo, quais as novidades recentes, quais as oportunidades comerciais que ele apresenta. Ao final, a parte prática inclui o preparo do café ao vivo e sua degustação.
As primeiras duas apresentações, de várias que serão realizadas pelo Brasil afora, acontecerão no início de setembro, uma em São Paulo, na UniÍtalo (www.uniitalo.net), no dia 4 de setembro, e a outra em Jundiaí, na Fazenda Nossa Senhora da Conceição (www.fnsc.com.br), no sábado 6 de setembro, a partir das 15 horas. Esta fazenda tem 200 anos de história, foi grande produtora de café no século XIX e início do século XX, e hoje produz café orgânico artesanal e é aberta ao turismo histórico-cultural.
A participação nas palestras é gratuita, mas as vagas são limitadas.
Mais informações e reservas:

Antonello Monardo
cel. (61) 9943.9887 - 8441-9817
antonello@monardo.com.br

Virginio Mantesso Neto
tel. (11) 5523-8012 – cel. (11) 9185-1943.
www.imigracaoitaliana.com.br
curso@imigracaoitaliana.com.br