quinta-feira, 31 de julho de 2008

Congresso Nacional de Culinaristas - CONAC

PALESTRAS SOBRE O CAFÉ
Tema: Café: qualidade e tradição
Data: 29 de setembro
Local: Oficina 2
Horário: 11h às 12h30

Tema: Café: oportunidade de negócio
Data: 30 de setembro
Local: Oficina 2
Horário: 11h às 12h30
O Congresso Nacional de Culinaristas - CONAC já tem data marcada. O evento oficial da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária - ABPC acontece de 28 a 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. “O CONAC 2008 foi preparado com muito carinho e dedicação. Receberemos grandes convidados e teremos muitas atrações. A capital do país será palco de um importante evento da culinária brasileira”, afirma a presidente da ABPC, Cleiva Donadel Issa.

Realizado anualmente, em 2008 o CONAC traz o tema “A harmonia da Culinária, Gastronomia e Nutrição”. O intercâmbio de experiências e de casos de sucesso, além do debate e promoção de oportunidades de trabalho para os profissionais, é o grande diferencial da XIV edição do congresso, que foi repaginado e traz muitas atrações. Destaque para o Salão de Culinária para Eventos, oficina voltada ao atendimento de profissionais que atuam com festas, buffets, banquetes, casamentos e coquetéis.

Os convidados são especialistas e profissionais de renome nacional e internacional, além de estudiosos do setor de Culinária, Gastronomia e Nutrição. Veja os nomes confirmados para o CONAC 2008: Chef Alexandre Rigon, Chef Ana Toscano, Chef Dudu Camargo, Chef Dom Francisco, Chef Itamar Sinigaglia, Chef Leo Filho, Chef Lucilene Silva, Chef Mara Alcamim, Chef William Chen Yen, Andréa Varjão, Adriano Elias, Antonello Monardo, Dalva Martins, Marcela Capó (Argentina), Sônia Menezes, além de muitas dicas de alimentação saudável e dietas para quem possui restrições alimentares.

Jorge Monti, presidente da Associação Brasileira da Alta Gastronomia - ABAGA; Paola Tedeschi, representante do Italian Culinary Institute for Foreigners - ICIF no Brasil; e Maria Lúcia Tafuri Garcia, presidente da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição - SBGAN, também são presenças garantidas no evento.

O CONAC 2008 tem como objetivos promover o desenvolvimento da profissão e a valorização do profissional de culinária, aliado ao desenvolvimento do setor, de forma harmoniosa. A metodologia utilizada está baseada na realização de palestras e cursos rápidos pela manhã e, na parte da tarde, oficinas de trabalho.

A segunda edição do Prêmio Érica Ribeiro, criado para homenagear uma das idealizadoras da Associação Brasileira de Culinaristas - ABC e que originou a Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária - ABPC, é outra atração do congresso. Por meio do prêmio, personalidades públicas, privadas e culinaristas terão o reconhecimento da ABPC e dos profissionais de seu trabalho para o setor de culinária e gastronomia nacional.

O CONAC acontece pela segunda vez em Brasília-DF, resultado da parceria entre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social - IBDES e a ABPC. O evento foi especialmente preparado para culinaristas, gastrólogos, nutricionistas, profissionais, professores, estudiosos, empresários, trabalhadores autônomos, além dos estudantes de Gastronomia, Nutrição e Hotelaria, que têm direito a inscrições com valor especial - R$ 160,00.